You are here
Home > Brasil > Indígenas são expulsos de fazenda em MS e índia está desaparecida

Indígenas são expulsos de fazenda em MS e índia está desaparecida

Mais de 200 famílias moram em três acampamentos Kurussu Ambá de aproximadamente 700 hectares; (Arquivo Midiamax)
Mais de 200 famílias moram em três acampamentos Kurussu Ambá de aproximadamente 700 hectares; (Arquivo Midiamax)

Índios guaranis-kaiowás do acampamento Kurussu Ambá  sofreram ataques durante a madrugada de ontem, domingo (31) na fazenda Madama em Coronel Sapucaia.

De acordo com a Funai (Fundação Nacional do Índio) de Ponta Porã, existe a informação de que uma indígena, filha de uma liderança local está desaparecida. “O que me falaram por telefone é que a filha do líder local, Inocêncio Lopes está desaparecida”, conta Elder Ribas, coordenador regional da Funai em Ponta Porã.

Um grupo de pessoas em caminhonetes expulsaram os indígenas que ocuparam a fazenda e atearam fogo em seus pertences. A fazenda Madama tem aproximadamente 3.600 hectares. Mais de 200 famílias moram em três acampamentos Kurussu Ambá  de aproximadamente 700 hectares.

De acordo com Elder, após serem expulsos, os  guaranis-kaiowás fugiram entre a mata e alguns procuraram abrigo em outro acampamento Kurussu Ambá que fica a aproximadamente 7 quilômetros do local.

“Já acionamos a PM, Polícia Federal, Ministério Público e até agora nada. Estamos apreensivos, pois no momento chove muito na região e não se sabe o que pode acontecer de noite”, disse.

Deixe uma resposta

Top