You are here
Home > Geral > Nova Andradina: Câmara Municipal comemora Dia Internacional da Mulher

Nova Andradina: Câmara Municipal comemora Dia Internacional da Mulher

Adenira Aparecida Delgado

A trajetória de 12 mulheres foi evidenciada no Legislativo durante a solenidade que marcou o dia 8 de março

Celebrado todo dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher foi festejado nesta segunda-feira (7) no Legislativo Nova-Andradinense.

Isso porque foi realizada uma Sessão Solene para enaltecer as inúmeras conquistas das mulheres na sociedade. Mulheres atuantes e independentes profissionalmente, que não perderam seu romantismo, delicadeza e sensibilidade.

Ambrosina de Souza Queiroz

Durante o evento, 12 mulheres, indicadas pelos vereadores, foram agraciadas com o “Troféu Câmara”.  Pessoas que desempenham um papel importante na comunidade e que merecem o reconhecimento do Legislativo, sejam por suas condutas ou pela profissão que exercem.

O Plenário da Casa ficou lotado com a presença de autoridades, convidados, amigos e familiares das homenageadas.

Clemencia de Souza Marques

A solenidade foi aberta com a apresentação do grupo de dança do Projeto Conviver, “Alegria de Viver”, e em seguida o cantor e professor Paulo Henrique interpretou as canções “Donna”, do Roupa Nova, e “Mulher Brasileira”, de Benito de Paula. A leitura bíblica foi feita pela catequista do Santuário Imaculado Coração de Maria, Olga Maria Bachega Brito.

Elenice Ferreira

Após a leitura do histórico das homenageadas, cada uma recebeu das mãos dos vereadores o “Troféu Câmara” e um arranjo de flor.

A secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Jozeli Chulli, fez parte da mesa de autoridades e durante o seu discurso frisou as ações que têm sido desenvolvidas no município para consolidar as conquistas femininas e, em especial, no combate à violência contra a mulher. “Nova Andradina hoje é referência em atendimento à mulher e principalmente em violência doméstica, mas ainda temos muito que avançar”, ressaltou.

Elizana Pereira Tolentino

Jozeli aproveitou para agradecer os parlamentares, que são sensíveis à causa. “Agradeço a todos pela disponibilidade e pela sensibilidade com a causa”, explanou.

IMG_0263

O presidente da Câmara, Cido Pantanal (PSDB), encerrou o ato solene destacando a importância da data e ressaltando o valor da mulher para toda a sociedade. “Essa é uma forma de homenagear todas aquelas que lutam por seu espaço e que acima de tudo colaboram com o desenvolvimento de Nova Andradina. As 12 homenageadas são muito importantes em cada função que desempenham e representam muito bem cada mulher do nosso município. Quero parabenizá-las todas por mais esse dia e dizer que o Dia da Mulher não é só 8 de março, mas todos os dias”.

Ivone Moreira de Souza

Na oportunidade, Pantanal agradeceu a presença de todos e o apoio que recebe dos vereadores para a condução dos trabalhos na Casa. “Quero agradecer os parlamentares pela confiança e pelo apoio que tenho recebido e, dizer que essa solenidade é fruto de um trabalho conjunto de vereadores e assessores. No próximo ano talvez não tenhamos a oportunidade de estar aqui em uma sessão do Dia Internacional da Mulher”, ponderou.

As homenageadas:

Adriano Palopoli homenageou a mãe Sueli Eva Senhorine Palopoli. Atual presidente do PSD de Nova Andradina, Sueli já foi presidente da Casa da Amizade entre 1995 e 1996.

Leonora Bezerra Barthiman

Ivone Moreira de Souza é ministra da eucaristia na Igreja Católica. Sempre à frente do seu tempo, dona Ivone é motorista de caminhão, lavradora, maquinista da beneficiadora de arroz e ativista comunitária. Homenageada de Valmirá do Pax.

Margarida Frutuoso foi a indicada do vereador Quemuel de Alencar. Funcionária pública, Margô é formada em técnica de Alimentação e desde 2010 atua no controle e logística das auxiliares de Serviços Básicos da Educação.

Margarida Frutuoso

O vereador Newton Luiz de Oliveira escolheu a economiária Adenira Aparecida Delgado Ferreira. Atualmente, Adenira é gerente geral da Caixa Econômica Federal de Nova Andradina.

A coordenadora do Núcleo Municipal da Educação (NUMESP), Elizana Pereira Tolentino Munhoz foi lembrada pelo vereador Robertinho Pereira. Professora Zana é formada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia e Educação Inclusiva.

Maria de Lourdes de Sousa Lichoti

Nadir Aparecida Capucci recebeu a honraria das mãos do vereador Valter Yasunaka. A homenageada é presidente da Associação Voluntária Projeto Vida Nova, que atualmente mantém duas casas de apoio, uma em Barretos e outra em Jales e, é responsável por diversas campanhas de arrecadação de alimentos e fundos para as casas e o Hospital de Câncer.

Vicente Lichoti também homenageou a mãe, Maria de Lourdes de Sousa Lichoti. Católica praticante e militante do Partido dos Trabalhadores, Lurdinha exerce atualmente a profissão de merendeira na Escola Estadual Fátima Gaiotto.

Milma Fonseca Correa

Sandro Hoici dedicou o “Troféu Câmara” à Clemência de Souza Marques. Morada de Nova Andradina há 40 anos, ela é técnica em Enfermagem e trabalha no Hospital Regional “Francisco Dantas Maniçoba”.

Milma Fonseca Correa atua no Núcleo Regional de Saúde exercendo a função de fiscal de Vigilância Sanitária, dentre outras funções e, é a homenageada do vereador Marião da Saúde.

Nadir Aparecida Capuci

O vereador Ricardo Lima dedicou a homenagem à senhora Leonora Bezerra Barthiman, por ser exemplo de dedicação à família nos seus 83 anos de vida, mulher abençoada, que vive de acordo com os princípios e a vontade de Deus.

Sueli Eva Senhorine Palopoli

Elenice Ferreira foi escolhida por Zé Bugre por seu trabalho voltado a população carente, atuando ativamente na Pastoral Social e nos diversos movimentos da Igreja Católica.

 

A lavradora Amborsina de Souza Queiroz, conhecida por dona Nena, foi a agraciada de Cido Pantanal. A homenagem à ela deve-se a sua fé, perseverança, esforço e trabalho árduo na criação dos filhos e na condução da sua vida.

Deixe uma resposta

Top